Translate

sábado, março 11, 2006

PELAS ÁREAS DE ESTACIONAMENTO





      PELAS ÁREAS DE ESTACIONAMENTO


" PELO TURISMO ITINERANTE "


Como podemos pensar em tal facto quando deparamos com situações destas.


Um fim de semana prolongado fui dar uma volta pelo litoral do nosso Pais , o que se está a tornar um pouco complicado .

Complicado para estacionar uma Autocaravana , devido ao facto de cada vez mais Autarquias optaram por estes sinais de proibição .

Sabemos , que a Legislação portuguesa existente é muito vaga , permitindo a confusão não sei se intencional ? ...

Do “ Estacionar e Acampar “ .

Não vou por em causa a sua legalidade ou o porquê de tal opção,mas compreendo . ... Já á vários anos venho a alertar "companheiros" para certos comportamentos .

Sabe-se que o parque de autocaravanas vem a aumentar cada ano mais não só em Portugal , mas em toda a Europa .


Em Portugal as autoridades , ao contrário dos outros países andam muito distraídos ou defende interesses instalados , que à partida na maioria dos casos não estão equipados para receber Autocaravanas .

É curioso que o nosso saudoso companheiro A.C. numa das revista de campismo de à uns anos , cite o seguinte :


( Os Presentes ao convénio ficaram cientes da realidade actual . Da existência de valências capazes para apoio aos turistas / autocaravanistas em França , na Finlândia e em Itália , país este que recolhe maiores receitas provenientes do Autocaravanismo , do que da própria Indústria hoteleira , disponibilizando aos utilizadores mais de 4.000 Áreas de Acolhimento por todo o seu território . )


Pois no nosso pais não chegam a meia dúzia , mesmo tendo sido fornecido pela federação às autarquias , um estudo de um protótipo para tal fim .


É de louvar a Câmara de Estarreja e o seu Presidente , por serem dos primeiros a aderirem a este projecto , assim como ao Clube de Campismo da mesma cidade e seu Presidente Sr. T. C. Ernesto Rebelo , pela colaboração .


Motivos Para as Placas de Proibição.

As fotos seguintes esclarecem o facto , são estas práticas o motivo . Companheiros que utilizam os estacionamentos como se estive-sem em parques de campismo.


Como se podem analisar , foram colocadas placas de proibição . Os mesmos que contribuíram para tal facto acamparam ao lado .

Este mesmo local de estacionamento antes das placas de proibição .

Pois havia companheiros que o utilizavam assim .


Em outros locais assim ! ... e muitos mais exemplos se podiam incluir .



Concordo plenamente , por legislação a nível europeu , que defina , não só deveres e direitos , comportamentos e relações entre autocaravanistas , assim como autarquias e os demais interessados a olhar para a realidade e que estejam prontos a receber todos estes praticantes desta modalidade sejam nacionais ou estrangeiros , pois terão a sua contrapartida em promoção e venda dos produtos .

Situação muito frequente já em muitos países da Europa .

Comparemos outros equipamentos que ficam bastante caros , tais como Marinas para barcos, Campos desportivos , etc. ... são sempre bem apadrinhado pelos autarcas .

Uma área para Autocaravanas ,  também pode ser um espaço com integração ao meio . Para isso há que ter bom gosto e ideias futuristas e apoio de técnicos , existentes nas autarquias.

Porque não aproveitar , locais em que já exista uma Marina , e anexar uma área para Autocaravanas ? ... em certos países já o fazem .

Se repararem o custo de algumas Autocaravanas , é superior a muitos barcos , em número andam por aí muito mais Autocaravanas , do que barcos .

Mas o barco é mais chique , tem um estatuto de elite .

Mas Será que os proprietários do barcos se comportam como alguns autocaravanistas ? ...

É caso para reflectir ! ...


Conclusão

O turismo itinerante é o acontecimento de que mais prezam os autocaravanistas ,  facto esse que requer uma certa postura cívica , dos intervenientes .

Compreende-se que todo o indevido tem direitos , mas não se pode esquecer também das obrigações .

Obrigações de contribuir para o melhor funcionamento desta prática .

Há certas práticas de utilização dos aparcamentos ou estacionamentos públicos , por parte de muitos “ Autocaravanistas  “ como se de um Parque de Campismo se trata-se ; ... Não sei se por ignorância ou desafio as regras .

Não confundamos as situações , talvez não seja premeditado quem o faça , mas por falta de conhecimentos de acordo com as normas da sociedade.

Talvez o comercio deste equipamento , Clubes , Federação etc. , tenham um papel educativo fundamental .

Mas vamos lá ! ...

Talvez me atreva a sugerir um conselho : “ Sejamos mais observadores , olhemos com olhos de ver à nossa volta e saibamos aprender o que é de aprender “.



· Já Heráclito afirmava :


Os Homens são tão esquecidos e desastrados

Nos seus momentos de vigilância

Sobre o que se passa à sua volta

Como o são durante o seu sono.

Os tolos , embora oiçam ,

São como os surdos ;

A eles se aplica o provérbio

De sempre presentes

Mas sempre ausentes .

A. Rolgar

Porto 2006



ESTUDO DE PROTÓTIPOS 

ÁREAS  PARA AUTOCARAVANAS 


PROTOTIPO "Áreas para Autocaravanas"

Estudo Prévio " ÁREA para AUTOCARAVANAS " Torreira - Portugal.