Translate

domingo, agosto 10, 2014

Viagem pela Europa em Autocaravana 2014

Viagem pela Europa em Autocaravana  2014

Diário de bordo

           FÉRIAS 2014
Autocaravana  HYMER 
5ª Saída ( MENINA )




Viajar é uma espécie de experiência que tende a alimentar a imaginação .


 " As cenas mais belas gravam-se na memória e reforçam-nos o poder de associação"

"  VIAJAR POR PAÍSES DA EUROPA    "

  PORTUGAL ; ESPANHA ; FRANÇA ; BÉLGICA ; ALEMANHA ; DINAMARCA ; POLÓNIA ; ESLOVÁQUIA ; HUNGRIA ; CROÁCIA ; ESLOVÉNIA ; ITÁLIA .


2-07-2014 a 11-08-2014  Total :.8182 Km

Dia 2 de Julho -2014
4ª Feira

Café Guedes

Deixamos a casa nostra pelas 8.35h e paramos no " café Guedes " Torreira , despedidas dos nossos amigos e da " nossa " belíssima "ria". Toda a viagem para Midões foi de " poesia "  porque era o DIA DE SOFIA . 
  • Em Midões abasteceu-se a Casa com Rodas  e  " gozou-se " e  "Amamou-se " a família . De tarde a trovoada " cantou" e a chuva fez a sua aparição .
Bela Passeata. 

Largo Dom Paz, MIDÕES

Dia 3 de Julho -2014
 5ª Feira
  • 8.00H Saída do Largo D. Paz com os " adeuses"  da família . A estrada de O. Hospital a Celorico da Beira péssima , mas a "Serra" está "vestidinha" para alegrar a vista e pensar que poderia estar ainda cem "mais montes " . A IP5/A25 está cheia de remendos muito mal remendados .
Passaram muitos Campers  em sentido contrário Vilar Formoso ( de formoso só a " Locomotiva ")
Largo Dom Paz, MIDÕES

Autovia De Castilha é logo outro mundo a pesar de também ter  remendos. Entre Valladolid e Palência" Granizou" muito, muito forte Granizo. Alguns carros paravam à beira da estrada , em algumas ocasiões não se via nada , mas com todo o cuidado de todos os automobilistas o transito fluiu sem paragens. Pela 120 fizemos de Burgos (enorme...) para Logroño  parando numa  nova descoberta , na província de La Rioja Nágera protegida por altos montes de argila ( protegendo a povoação e as vinhas da região ).
  • Local simpático (a repetir)
  • Apesar da falta ( 6 meses sem NINO ) a viagem , embora de muitos Km e muitas horas Foi Boa . 
Nágera


Dia 4 de Julho -2014
 6ª Feira
VÍDEO 16:9

VÍDEO 5:4
  • Depois de uma noite de "agradável "chuva saímos de Nágera , bem "simpática" , em direcção a Logroño pela Autovia Del Caminho de Santiago A12 boa e bela estrada com montículos de argila e manta de retalhos verdes (das alinhadas vinhas ) e de todos os tons de castanho ( " Louro da searas  , " claro " , "escuro" , " canela " ) …   uma palete de  " artista " . 
  •  Em Logroño  nada a assinalar senão que está grande e de organização e de traçados de estradas e urbanização de louvar .
  • Em Pamplona um pouco de confusão que nos leva à Autovia dei Pirenéus  A 21 e depois pelas estradas 234 - 150 - 172 - 1720 uma nova estrada , do País Vasco / Pirenéus , para nós descobrirmos e passarmos muitas vezes por cima do rio URROBI que corria veloz e em  vez de água era barro. Floresta com árvores altíssimas ( como nos sentimos  o que somos …uns pequenos seres  na e da natureza ). Paisagem de tranquilidade e silêncio que nos transporta para outras dimensões .
  •  Em  Auritz  voltamos à estrada do costume para subir / descer / curvar à direita / curvar à esquerda e árvores e árvores enormes . A estrada  estava com muitas derrocadas ( a noite deve ter sido de grande temporal ) e muitos , muitos caminhantes para SANTIAGO .  Toda a viagem com chuva e frio. 
 Em Saint-Jean-Pied-de-Port 


 tempo frio e fresco e de noite o rio ( de lama ) tinha passado por cima da ponte . A meio da tarde o sol apareceu (os nossos vizinhos Holandeses queriam apanhá-lo  todo , afastamos  e viramos a autocaravana ...). 
  • Quando fomos  " caminhar " e fotografar entramos numa igreja muito  tranquila , positiva  ( pela pedra e pelo " cantar " do rio zangado ) muita energética .
VÍDEO 16:9
VÍDEO 5:4

Foi uma BELA PASSEATA . 

Dia 5 de Julho -2014
  Sábado
VÍDEO 16;9

VÍDEO 5:4
  • Primeira parte da viagem pelos Vascos " Bascos" sempre verde , com bois brancos e ovelhas de " cara " preta , sempre a quietura dos montes e vales.   Rios a ultrapassar as margens .
  •  Antes de Sauveterre nota-se a mudança de arquitectura  para as Landes . Bonitas as estradas com plátanos de cada lado a " alinhar " o percurso . 
  • Em Agetmau " La chaise ". Em Mont-de-Marsan as  " Joana "e " Catarina " ( GPSs ) desatinaram e nós também o que é normal nesta França em que os Km parecem ter o dobro dos metros .  Tempo de trovoada  com calor e nuvens . 
Depois das vinhas de Bergerac e dos girassóis acabamos por parar numa destas…simpáticas aldeias,  junto ao pequeno jardim com uma grade Tileira (e seu perfume)  - CAMPSEGRET ( qual o segredo deste campo ? ) medieval . À noite chuva forte e trovoada . 


VÍDEO 16:9

VÍDEO 5:4

Dia 6 de Julho - 2014
 Domingo
VÍDEO 16:9

VÍDEO 5:4
  •  A manhã esteve fresca o que facilitou a viagem. Os campos pintados de verde e amarelo , as nogueiras em grandes extensões .  A floresta  também  presente especialmente nos montes de AMBAZAC já perto de LIMOGES .   
A chegada à área de camper  foi fácil e o cheirinho a tília presente .   Compra de pão com muita gente em fila , muito movimento de pessoas a contrastar com a tarde em que se " abosiram " (desapareceram ) todos ... 

A autocaravana ficou parada junto ao jardim com lindas dálias ( de piquinhos ) cor de rosa e laranja e muitas outras "flores" que se observam nas louças "de Limoges" .
  • Em BESSINE-SUR-GARTEMPE passou o dia de chuva e trovoada mas deu uma aberta para ver a Vila com as suas flores e sem gente  (tudo , mas tudo fechado ) .  Tempo  para descansar e até deu para ver o Tour ...
Balanço positivo para este dia .
Belo Dia .

Dia 7 de Julho -2014
2ª Feira
  •   De BESSINES para SÈZANNE uma "bonita estrada" A20 com montes e vales , florestas  prados e no planalto searas "louras" (como as francesas ... ) . Belos Palacetes e árvores diversificadas e enormes com belos  parques de merendas . Em alguns troços parece noite tal o tamanho das árvores . Lindo! 
  • Depois  de almoço (perto de GIEN) o tempo de trovoada continua , mas os "retalhos" de milho, trigo beterraba e mais à frente vinhas  não perturba a beleza da natureza  que nos faz estar bem.
SÈZANNE  uma povoação típica de " França"  que fomos" ver" (ruas ,Igreja … "Boulangerie"  e suas baguetes ...)  . 

VÍDEO 16:9

VÍDEO 5:4

Dia 8 de Julho -2014
3ª Feira
  • A chuva jurou acompanhar-nos nestas férias e nesta manhã fez mesmo frio . A viagem decorre por uma A/E46 uma vergonha , péssima até e depois de REIMS .  Já não parece França e não se pode dizer "volto de novo" .  
Já na Bélgica em  BASTOGNE


A temperatura era de 10º C e não se pode deixar a "casa " , pelo tempo e indisposição . Ficamos em casa a descansar e programar "o dia seguinte" no que ao percurso diz respeito . 
VÍDEO 16:9

VÍDEO 5:4


Dia 9 de Julho -2014
 4ª Feira
  • Depois de uma noite , tarde e outra noite de chuva com ela iniciamos a viagem numa A em muito mau estado ( deve ser por isso que não se paga ) e com uns condutores muito indisciplinados .
  • Passamos para outra A já melhorzita  rodeada por cedros ( altíssimos ) e pastos . Tantos" verdes " todos "molhados" .
  • Por vota das 9.00 Horas ficou noite ... e alguns Km à frente o dia voltou  quando a Bélgica acabou    ( entre VIVIENS e  AACHEN ) entramos na A4/E40 , com a chuva a continuar ininterruptamente, com trânsito muito muito intenso mas disciplinado . Comboios de camiões .
  • Passamos para A1/E37 paramos  pelo caminho para abastecer gasóleo ( 1.389 €/L) e almoçar . Todo um mundo de estradas e filas (sempre a rodar) em 3 vias de tráfego contínuo , tão continuo como a chuva . Um Passeio Banhado ( parece impossível tanta água sempre a cair ). 
Paramos por fim depois de 412 Km e 7.00  h em HOLDORF no parque do MacDonald .


E veio um sol que se transformou de novo em chuva ( embora os coelhos que por aqui andam à solta não se ralem com isso ...  Felizes ! ) com trovoada à mistura .  Jantar ao som ( Mozart ) música clássica ao fim da tarde como uma bênção para o dia de passeio por esta Alemanha . 
                                                                            
                                                                          VÍDEO 16:9
              
 VÍDEO 5:4

Dia 10 de Julho -2014
5ª Feira
  •  Continuamos na A1 mas hoje com piso seco , deixando no parque os coelhos , corvos e pombos bravos . 
  • Os "riscos" da estrada "apitam" quando os "pisam ". Depois do abastecimento e do "apagamento" da "Joana" (tomtom GPS) lá reiniciamos o "passeio" observando que nas obras da estrada usam" fita adesiva" para marcar os amarelos ( eficiência / eficácia) . 
  • Em FLENSBUG  paramos para abastecimento e almoçar ( umas "sandes" malucas à Alemão ... ) . Seguimos para a Dinamarca na E45 com bom piso ( "granulado") próprio para chuva e gelo . O "tempo aqueceu " mas os inúmeros campos de trigo ainda "verdejam" e há uns " tufos " de árvores aqui e acolá assim como algumas casas com armazéns ( ou melhor , armazéns com casa ) .
Paramos numa área de descanso com serviços para autocaravanas onde ficamos para descansar . 


Dia 11 de Julho -2014
6ª Feira
  • As 5.00 H o sol já está alto e avida se agita , seguindo pela E20 fizemos a primeira passagem para a primeira ilha e depois de muitos dias de terra , terra finalmente mar, mar e que lindo ! Casinhas lá perto, por baixo da ponte, muito bonito (quase Torreira...) Os campos estão a floridos de" cor de rosa" e com "plantações" de eólicas por todo o lado. Com 32ºC às 7.45 h aproximamo-nos de uma (duas seguidas) ponte que permite sentir sobre o mar , mar e ao longe mar… uma beleza !! a ponte em si própria e toda a  evolvente de tanto mar e este mar é muito bonito de um "verde mar " que só visto  (só visto 98.00 €  de travessia ) Continuamos "mais leves" com floresta , searas de trigo (nunca vi tanto trigo como nesta viagem) , casas isoladas e espalhadas , as povoações não se "vislumbram" da estrada só as instalações industriais  e comerciais , nos campos há cavalos e num lago há uma casa (ou uma casa com um lago?). As casas agora já em Copenhaga têm "os muros" as cercas em tábuas
     VÍDEO 16:9

VÍDEO 5:4

Chegamos ao parque Belloj Camping  cerca  das 10.00 horas. Um espaço relvado perto do centro da cidade (4km a 5km) com o mais rudimentar em instalações . As pessoas falam Inglês muito bem e entendemo-nos ,  aceitam euros (mas troco e Kunas) 27.00 € / noite .
VÍDEO 16:9

VÍDEO 5:4
  •  Depois de almoço as "Bikes" saíram  da mala e fomos pedalando até ao centro da cidade pedindo informações e seguindo as "centenas" de bicicletas que circulam a toda a toda a velocidade pela cidade (mas que bicicletas, que grandes rodas, que grandes pessoas) com  códigos de conduta e com prioridade sobre tudo e todos . Demos uma volta pela cidade "centro" que é bonitinha mas relativamente pequena  (bem organizada ).
  • Ao voltarmos a " Catarina " (GPS) perdeu a "cabeça"  e andamos às voltas vendo a cidade e apreciando o comportamento das pessoas que nos dão as informações que pedimos (mas nem sempre sabem ler um mapa no telemóvel ) com boa vontade chegamos ao parque cansaditos mas  como "aventureiros" . 
Dia 12 de Julho -2014
Sábado
  • Com Sol mais escondido que no dia anterior  e menos calor fizemos os telefonemas para família .
  • Depois de almoço mais um "Tour" ao e no  centro da cidade com as bicicletas a circular sempre , embora menos que no dia anterior , lanchamos num banco de jardim junto ao rio e regressamos (sem desvios) a "casa" .
  •  Ao fim da tarde preparamos tudo para a "partida " do dia seguinte (dia que não se sabe bem quando acaba e começa ) o sol levanta-se muito cedo agora ( no inverno não deve ser assim... ).
  • A cidade é muito bonita , mas a Dinamarca fica muito , muito afastada de nós . As pessoas são afáveis , mas  senti-mo-nos numa  ilha em que sabem "fazer " e "poupar" dinheiro ( para o ter são as condições ). 
Dia 13 de Julho -2014
Domingo

O dia começou com chuva (que toda a noite se fez ouvir) e ao som de música clássica e umas áreas de opera . Boas estradas mesmo com obras ( mesmo ao domingo) e planas com algumas bonitas colinas com muitas cores e cavalos . 
  • As coníferas  estão muito queimadas por cima ( devido a ? chuvas  ácidas ? )  mas os abetos bem bonitos  com belos troncos lisos com um " ar lavado ".
Passamos várias pontes para e de ilha de Faro (com mau piso) até chegarmos ao Barco 
( RODBY ) 

para fazer a travessia ( de cerca de 1.00 hora ) no Mar do Norte ( que é " verde mar " lindo, lindo ). 

A viagem correu muito bem no " Princesa Benedita " e as  " princesas gaivotas " planaram toda a travessia por cima de nós como que a fazer a despedida (que seres eram para nos acompanhar   assim ?  Só  planavam por cima de nós … ) 114.00 € não pagam esta experiência. 

Os/as Dinamarqueses são agradáveis , simpáticos .
  • Na Alemanha de novo chuva (que nos abandonou na travessia ) na A20/E22  com música clássica paramos em  RIEDBRUCH , mas já não parece o mesmo país  .
  • As grandes distâncias a percorrer  " obrigam " a fazer Autoestradas . 

Dia 14 de Julho -2014
2ª Feira

O dia começou com música ligeira muito boa e pouco movimento na estrada em que se " fazem " Km e Km sem bombas de combustível .  O piso  é de " pouca terra "  pouca terra " e com remendos .  Ao longo da estrada em vez de árvores temos eólicas em elevada  quantia e de diversas  formas e tamanhos tornando o ambiente de sonho quixotesco. 
Entramos numa povoação para "meter "gasóleo (PASEWALK ) e acabamos por tomar segundo pequeno almoço e andar às voltas a ver a cidade por sinal bem bonita . A partir daí parece que entramos noutra dimensão  ( um regresso ao passado ) em terras de ninguém  e por causa de uma estrada cortada sem indicação de qualquer desvio andamos por calçadas de pedregulhos e de Lajes de cimento , qual dos pisos pior que o outro , até chegarmos a um aldeia  SCHMOLLN . Não parecia verdade , não parecia ter acontecido , um " espanto ! ", um não acreditar que que tudo aquilo fosse real … ainda hoje nos perguntamos  se não passou de " invenção"  ( Era a Alemanha Oriental )? era Ex Polónia ??...) 
Na Polónia estrada  10 boa e com muita árvores a ladear a estrada .  Paramos  para almoçar e tivemos a primeira prova de solidariedade quando uma moto caiu por causa de aguaceiro de granizo e imediatamente prestaram auxilio e assistência com preocupação vivendo o problema dos outros , muito muito prestáveis e tranquilos ( a energia da floresta e  " dos espíritos "  emanam  fluidos positivos de altos valores morais ).



Pobres de bens materiais se pode observar nas aldeias , mas bem " ricos " de outros valores ( os que mais contam na vida ). Estamos encantados  e de facto a música de piano tem tudo a ver com esta  "atmosfera ".   Consigo comunicar muito bem com os Polacos " o gesto é tudo " ( a maior parte  fala apenas a sua língua ). 
Nas povoações as galinhas andam à solta à vontade .


De notar que os cemitérios não têm muros , são abertos com árvores e bancos junto às sepulturas .
VÍDEO 16:9

VÍDEO 5:4

Dia 15 de Julho -2014
3ª Feira
  • O primeiro dia a começar quente e com uma música positiva " I hve a dream" diria um " sonho tranquilo". Pomares de diversas frutas especial / cerejeiras com mais cerejas que folhas . Além de muita floresta com diversidade de espécies sem eucaliptos   as estradas são " bordejadas " por carvalhas (em vez dos plátanos  em França ).  As aldeolas (todas iguais ) são com "casitas" e telhados inclinados de lusa lite ( a maior parte ) embora apareçam outras quase planas mas tudo  "uniforme".
  •  Os semáforos de vermelho passam a amarelo antes do verde e há indicação das temperaturas do ar e do chão ( nos pórtico da estrada). A tranquilidade das árvores torna as estradas agradáveis e não cansativas , tem uma energia muito positiva . 
  • A natureza e as pessoas estão em conexão (coníferas  inspiraram a inclinação dos telhados ).
O parque onde estamos parados tem relvado , árvores e flores"bombas de combustíveis " tudo com muito gosto para que as pessoas possam usufruir sem pressas. 



        As pessoas são muito simpáticas e prestáveis apesar de não falarem  outra língua cá nos vamos entendendo ( qual  Inglês !! ) . Um fusível  "foi-se" mas houve logo ajuda de um camionista que estava à sombra , numa mesa com a família . 
  • Apetece ficar sem pressas... e ficamos tranquilos e deu para "relatar" tudo o que estava em atraso . Estamos perto (cerca de 30Km) da terra natal de CHOPIN e se não se ouve um piano a  "bicharada" ( ou os duendes ou seja lá o que for da floresta ...) As energias recarregam a nossa energia  e descarregam a do gerador que deitou o fusível ao ar ... 
Dia 16 de Julho -2014
4ª Feira
  • A" passeata " continua com a estrada ladeada e floritas azuis e os campos com gente a trabalhar neles ( especialmente batatais ) A cerca de 50Km da capital começam  as mansões e vivendas maiores e melhores , muita gente a pé e à espera dos autocarros , coelhos a saltitar no campo de trigo cortado . Na E7/E77 há indicações de temperatura em " pórticos " do Ar e do Piso  {21ºc e 27ºc} . O piso está em  mau estado e há obras que baralham o trânsito à entrada de Varsóvia .  
  • Andamos às voltas e voltas e voltas até acertarmos  , a luz de Bateria acendeu (vermelho).  
O parque de campismo  WARSAWA tem muitas árvores e ficamos "de baixo " de uma tileira com passarada vem depois das pessoas saírem .



 Encontramos e conversamos com Italianos que , como sempre, nos fornecem indicações importantes .  Depois de almoço fomos ao centro  e foi andar , andar , fotografar e obras a complicar .  Edifícios modernos bonitos as três torres são lindas .
  •  Encontramos a casa de família de Chopin , hoje uma academia . Na igreja estava (  uma lápide Chopin)  e o "Santo " papa  (João Paulo II ) a" sair " da parede  ( uma "Travessia").  
VÍDEO 16:9

          VÍDEO 5:4

Dia 17 de Julho -2014
5ªFeira

Depois de na véspera termos falado com a  Soveco e depois do rapaz do parque ligar com uma oficina , fomos à procura  para "tratar" da Luz ( vermelha acesa) Bateria   . Encontramos  um primeiro viu, viu e chegou à conclusão de que não podia resolver nada , uma segunda casa , não tinha possibilidade de " albergar" o camper  , finalmente estava uma oficina Fiat ao lado. Quase ninguém fala Inglês e os que falam é mal. Lá nos entendemos e o diagnóstico  foi " alternador "  o Sr. Pawel  era uma simpatia e delicadeza que lá conseguimos entender-nos e o assunto ficou resolvido até às 12.40h por  400.00 €.


Depois de almoço   e com tempo de trovoada seguimos a caminho de Cracóvia ( tanta Obra !) [ Antes ainda no parque estivemos com um Italiano que tinha ido à Ilha de MALTA , mostrou as fotografias partilhando o seu entusiasmo por ter tanta "História" de tantas épocas numa tão pequena ilha do Mediterrâneo com construções megalíticas (( as casas todas têm um nome))  obra de que ? talvez , quem sabe ?  ]. 
  • A estrada foi-se " fazendo " e  aparecem vivendas de melhor qualidade  e  novas ( provavelmente de emigrantes ). Floresta e ao longe nos montes de vez em quando avista-se fumo branco de quê? ...       ( centrais nucleares ? )... a temperatura está mais baixa  18ºC ar e 22ºC na estrada ( pavimento ) solo. 
 Paramos num parque em BRZEGI tendo feito 202Km em seis horas e meia o que dá ideia do estado do trânsito, o local bem agradável com árvores de fruta , um camionista Romeno veio falar de Portugal ( Porto e Figueira da Foz ) ia de regresso a casa .


Saímos para comprar sandes e café com leite com chuva que se manteve de noite . De regresso Veio um motar com a sua mochila , o seu fogão , a sua louça fazer uma  refeição junto ao nosso camper  e partiu depois de se alimentar  .
  • Entretanto vieram  mais veículos  onde os  fumadores  sempre saem  do carro  para o " vício " ... 
Dia 18 de Julho -2014
6ª Feira
  • Depois do pequeno almoço no café do parque saímos por povoações agradáveis à vista com galinhas no campo à solta , parques na floresta , planaltos arredondados com belas colinas , grandes  rectas    ( bom piso ) , " retalhos " a perder de vista , muito bonito. Nas estradas  continua o termómetro  com duas  temperatura  ar 18ºC e chão 23ºC . 
Às 8.10h chegamos ao Parque de Campismo CLEPARDIA em  KRAKOW  ( Cracóvia ) que tem os sítios bem distribuídos e os lotes são " limitados" por vasos com sardinheiras e incenso . 


Depois de instalados e depois do almoço fomos de autocarro à cidade  que é " belíssima " , mas o que mais impressiona é a beleza indescritível da catedral que nos incapacita para descrever o " Bizantino " lindo , lindo , a profusão de elementos deste  estilo não permite traduzir  em palavras  o que os olhos transmitem à alma e mesmo assim com os " Olhos Apalermados " de tanta emoção é pela emoção que entra em nós o " extraordinário " . 
  • De regresso ao parque a emoção estética  continua porque tudo é agradável  ( o ambiente , as pessoas…Tudo ) . Compras de mantimentos  e partida no dia seguinte .  
VÍDEO 16:9

VÍDEO 5:4

Dia 19 de Julho -2014
Sábado
  • Do belo parque  de CRACÓVIA nos despedimos dos simpáticos e delicados Polacos , dos vasos  com flores  e até um esquilo a brincar com um cão . 
  • Para sair da cidade foram " bichas" intermináveis uma hora para fazer 15 Km . Quando começaram as montanhas as casas apresentam bom aspecto  muito novas  e outras em construção . 
  • Mais um estrada a passo de caracol ( 70Km em duas horas ). Pelo caminho dá para ver  casas com telhado " cobertura" em  cobre , roupa estendida sem molas a segurar . 
  • Um Sul do País diferente do Norte  ( para melhor ) , quer dizer com melhores condições de vida .
Pelas 13.00h entramos na Eslováquia com colinas  verdes  e em breve as  montanhas e florestas sempre a acompanhar-nos .  O total de Km do dia (180Km ) não evidencia as horas e horas de filas por  isto , ou por aquilo , ou por nada.

     Paramos num parque simpático junto a uma ribeira e fomos  dar uma volta pela povoa  ( LIPTOVSKÁ- OSADA ) onde pernoitamos .  A parabólica , as Bussolas ,  Joana, a Catarina , (GPS) ficaram doidas . Porquê ?... Existência de um campo magnético que as virou do avesso . 

VÍDEO 16:9

                                                                         VÍDEO 5:4

Dia 20 de Julho -2014
Domingo
  • Domingo com sol mas manhã fresca ainda na Eslováquia que é um pequeno mas bonito país . 
  • Saímos do parque onde dormimos e onde nem GPS, nem parabólica , nem bússolas " funcionaram " , com montanhas " piramidais " a toda à volta . As estradas tem troços bons e outros maus , mas as florestas , de Coníferas , cerradas enchem-no a " Alma " de alento para prosseguir a viagem.
  • À medida  que nos aproximámos  da Hungria as povoações tornam-se diferentes  e com menos casa , havendo só duas povoações mais turísticas  com pistas para desportos de inverno e um ou outro hotel . 
  • Nestas zonas a inclinação ( declive ) da estrada é nem sei ( não dizem ) de quantos %, mas diria que o ângulo  não deve andar muito longe dos 45º , um perigo ... 
  • Os campos começam a não estar cultivados , mas aparecem neles parques de lazer e desporto . Quando começa o planalto voltam os milhos , o girassol e os " trigos louros " . Parecia que outros horizontes se apresentavam , mas só uma outra povoação melhor e maior . 
  • Polícia pela estrada e muitas obras ( renovação da via férrea ) nos esperavam  na via rápida e dentro  da cidade . Uma confusão  e uma condução perigosa  e sem regras .
Finalmente chegamos ao Camping HALLER às 10.50h com muito calor .


Depois do almoço fomos  para o centro da cidade ao longo do rio Danúbio e suas pontes 
(  fizemos tudo a pé , cerca de uns 20Km ) …. 
  • Nas  margens do Danúbio nos parques as pessoas estão com  seus Bikinis  a bronzear-se  ( o sol é para ser apanhado ) . O rio é lindo , e está cheio de barcos de passeio , mas mete respeito embora se apresente tranquilo a sua profundidade não se vê …Voltamos a pé e devemos ter feito ( à volta de 20km ) .
  • No parque muito calor ( perto dos 40ºC ) Ligamos o Ar condicionado da Menina  "Autocaravana"… 
Dia 21 de Julho -2014
2ª Feira
  • Saímos  de manhã do parque rumo à cidade  utilizando o metro  ( com mais de 65 anos não se paga),  Fomos para o centro e é tudo  é" grandioso "  para qualquer lado que se olhe só há grandes            (e muitos  trabalhados ) e belos edifícios   , tudo em grande escala . Tem que se andar sempre com o nariz no ar e olhos bem abertos  .  Tudo , mas mesmo tudo merece uma FOTO ).  
  • Há polícia por todo lado especialmente sempre que há mais gente . Têm tudo um " ar sério " com rostos " fechados " ( não estão para conversas ...)  Fomos andando , andando e descobrimos " os Jerónimos deles " ( o parlamento )  e a vista para Buda é maravilhosa .  As diversas pontes são todas diferentes umas das outras , duas são ferroviárias . Os eléctricos  estão em " grande " , os autocarros  são constantes , o metro funciona bem embora tudo seja " velho " muito" usado " .
  • As pessoas usam os transportes públicos . Os jovens falam um pouco o Inglês ainda pior que o meu , mas lá nos vamos entendendo . As pessoas são fechadas ( como o País )…de tanto tempo de atrofia  ficaram geneticamente assim ( nem sei bem explicar )  
VÍDEO 19:6

VÍDEO 5:4

Dia 22 de Julho -2014
3ª Feira

Parque" HALLER"  Budapeste ( melhor , em Peste ) tempo nublado a prometer chuva.



Saímos depois de pagar ( 45.45 € = 13.800Huf ) às 7.30h e com as obras e o trânsito caótico (sem respeito) por nenhuma regra ) saímos da cidade após meia hora ( ainda conseguimos ver mais uma vez o Belo Danúbio ) . 
  • Os trabalhadores são aos magotes … mas parados…a pensar no trabalho e como não devem chegar  a nenhuma conclusão sobre o modo de o realizar … para ali vão ficando sem fazer nada  ( não foi assim que a cidade foi erigida…com outras regras , outros extremos que também não serão de louvar...). 
  • Quando saímos da via rápida ( nas autoestradas precisamos de vinheta ) deparamos com  campos de girassol e trigo já cortado . Pelas povoações em que vamos passando observamos dois tipos fisionómicos  : uns "azingarados" compridos " e "negros"  e outros  "redondos" "inexpressivos" "olhar desligado" estão, são, por estar ... ! ) Os outros são "russos" e "redondos".
  • As estradas são más e junto às povoações péssimas . Os ratos atravessam a estrada (a higiene  fica muito a desejar... ) os condutores são perigosos e a maioria dos carros e do tempo estão  todos "escaqueirados" (são do tempo  da guerra e outro regime ) . Nota-se um país com gente pobre e um enorme contraste com a capital (é um outro mundo com pessoas que ainda não se " libertaram"). 
  • Há pelo caminho muitas povoações com termas e junto ao LAGO BALATON as povoações são características das zonas  balneares , com vivendas mais cuidadas , parques de campismo e muita gente a " gozar" o "luxo" ( é mesmo um  "Luxo" fazer  férias  ao longo do lago…) . 
  • Junto à estrada está a via férrea e há sempre gente a viajar no comboio ( muitos  velhos, usados , gastos...) ou de autocarro .                            
  • " Despedimo-nos" da Hungria depois de almoço com a despedida  dos cavalos e seu "perfume".
VÍDEO 16:9

VÍDEO 5:4
  • Depois de abastecer de gasóleo e comprar qualquer coisa para gastar os últimos "tostões" voltamos à estrada e entramos na Croácia mas o " Policia simpático ?) pediu os documentos e percebeu que queríamos ir para Ljubljana indicando-nos um retorno para apanhar a via rápida (deles) sem vinheta .
  • Entramos de novo na Hungria  e saímos depois  por fronteiras não definidas ( Croácia , Hungria, Áustria e Eslovénia ) . Entramos na Eslovénia e no primeiro controlo tivemos que tirar a VINHETA   ( uma menina  e um senhor  muito simpáticos ) 15.00€  para 7 dias que  usamos até à Itália .
Zonas de campos planos e "arrumadinhos " e por volta das 15.15h ficou "tudo"  tapado por uma nuvem  preta , ficou noite com chuva torrencial  . Paramos num parque de autocaravanas e camiões ( que já não cabiam ).  


VÍDEO 16:9

VÍDEO 5:4

Dia 23 de Julho -2014
4ª Feira
  •           Após  uma noite de chuva torrencial a manhã começou com sol e a viagem pela autoestrada ( já que temos vinheta )... foi    tranquila e permitiu ver as povoações espalhadas e organizadas com os campos cultivados e verdes . Uma bonita paisagem com os picos e picos dos montes ao longe a delimitar o espaço . O nome dos rios está assinalado em cartaz azul com ~ . Para minha provação apareceram uns túneis com  setecentos e  oitocentos e tal , com mil oitocentos e tal , com dois mil oitocentos e tal metros . 
Chegamos ao Laguna parque em Ljubljana por volta das nove horas e às dez já estávamos instalados.  


Fomos ao supermercado ( a 800m ) fazer umas compras e depois  de almoço fomos para a cidade de autocarro ( cartão electrónico com viagem ida e volta duas pessoas  4.40€ ) com sol e calor.
  •  Andamos por lá e compramos umas lembranças e entretanto começou a  cair água , água do céu como se "este" estivesse com   " inundação" . Engraçado apanhar uma chuvada e ver toda a gente a ficar encharcada debaixo das árvores que entretanto mais molhavam de que abrigavam . 
  • Quando parou apanhamos  o autocarro e regressamos a "casa" feitas as chamadas e SMS do costume lanchamos  e o relatório foi feito à sombra do toldo enquanto os sapatos secam ao sol. Durante o lanche tivemos "uma visita" que veio pedir umas migalhitas ( um pardalito saltitante e "vivo")  Também vieram os mosquitos  como depois se "veria " picadelas nas pernas . 
  • Acabou a caneta e voltou a chuva , toca a recolher . 
VÍDEO 16:9

VÍDEO 5:4

Dia 24 de Julho -2014
5ª Feira
  • Com neblina e tempo fresco saímos de Ljubljana para a autoestrada a caminho da região das grutas com floresta de coníferas e que sobe  sobe   permitindo lá do cimo a visão de uma bela paisagem .
  • Por volta das 9.00h o Sol chegou e as montanhas  calcárias deixam adivinhar as maiores grutas  da Europa em POSTOYNA , uma lindíssima montanha  com uma energia  muito positiva e de tranquilidade seguindo-se um maravilhoso vale .
  •  Entramos em Itália por volta das 9.45h com tempo cinzento  e 26ºC e avançamos ladeados pelos vinhedos da Friuli Venezia Giulia . 
Em san Giorgio di Gana  as " cores" enchem os olhos de " GIOIA " ( alegria ) com obras por todo o lado tendo a "Joana"JPS  feito um desvio por  diversos povoados  Latisana  , Bibione ( termas ) San Giorgio de Livenza , S. Donà  de Piave , Livenza  sempre com plátanos e milhos nos campos . Em Musile de Piave  com chuva e trovoada paramos para almoçar  e continuamos ao longo de canais pela Laguna de Venezia , pela SS309 ( a Romea ) atravessamos  rios cheios ( fiume di Brena , Adgide , Pó ) sempre  avançando para Lido Degli Estensi   onde chegamos 15.50h .



Depois de aparcados fomos ao primeiro encontro com a beleza  e tranquilidade receber o " ar " cheio de Arte um " respirar  " indescritível . 
VÍDEO 16:9

VÍDEO 5:4

Dia 25 de Julho -2014
6ª Feira 
  • No Lido tudo é [ ! ] não sei que palavra  usar mas o pequeno  almoço no café do casal de " mais anos " que já ns recebem como família . Não podia faltar a compra da melancia e pizza nos " fornecedores " habituais , a passeata , o sentar nos diversos bancos , o observar tudo e todos  é demasiado para " absorver " quanto mais para descrever mas : - Crianças com trela - cão no andar de baixo do carrinho de bébé  -  cão no atrelado , de transporte  de crianças , da bicicleta   - Rapaz a " ladrar " com  cão e este a " falar "com ele . etc...  Só visto .
Indescritível  e um  alegrar do  coração … 

Dia 26 de Julho -2014
Sábado
  • O cappuccino com o brioche é um luxo delicioso e inimitável " único " de saborear  e ver um regalo para os olhos e paladar . O caffè  o andar tudo um encanto , uma maravilha . 
  • De tarde começou um daqueles temporais o que já estamos acostumados vento , chuva , chuva trovoada , três  horas  sentados a ver o espectáculo .
Até isto já faz parte do encontro da estadia neste Lido.

VÍDEO 16:9

VÍDEO 5:4

Dia 27 de Julho -2014
Domingo
  • Quando íamos tomar o pequeno almoço encontramos um italiano que meteu conversa e que já tinha estado em Portugal e que para ali ficaria todo o dia e entre outras coisa um provérbio " Ricco de Testa  Povero de Tasca " a definição do que é um  Italiano .
  • Depois do pequeno almoço e compras  ( pão , pizza , fruta ) preparamos a partida . 
  • SS309 Via ROMEIA e A13 em direcção a FERRARA com muito movimento em  sentido contrário e campos de arroz , milho , ervas , tomate frutas e vinhas .
  • Por " obra " de não sabermos  o queria  a" Joana " ( JPS ) levou-nos para a Autoestrada para BOLONHA . 
  • Paramos  numa área de serviço CASTEL BENTIVOGLIO
por  volta  das 11.25h fizemos o scarico (descargas na AC ) e almoçamos . Saímos para a Via Emília SS9 com tanto verde e tanto  plano em  POTENURE  um veado atravessa a estrada até que chegamos a CASTEL SAN GIOVANI que parecia ser "picola" mas nada disso e muito interessante como sempre nos surpreende  todas as    " ITALINHAS" . 

VÍDEO 16:9

VÍDEO 5:4

Dia 28 de Julho -2014
2ª Feira
  • Saída por volta das 8.30h depois do pequeno almoço italiano através da VIA PAVESE  e Via  Emília, deixando  a Emília ROMAGNA  e entrando na Lombardia , SP10 com colinas repletas de vinhas ( VINO TRAVAGLINO ) , comboios  de passageiros e de mercadorias com carros  ( existência de um passageiro clandestino a bordo , temos um zanzarino  connosco  levamos 2 horas para fazer 100km tal o traçado das vias e transito e as limitações de velocidade . 
  • QUATORDIO finalmente 2 vias e várias e conhecidas povoações  ALBA ( Vino Barolo ) , Cinzano , Bra Cervere  ( Aglio  Porro ) .
  •  E74 A32 SS231 muitas rotundas por todo o lado , Aveleiras  também  se apresentam em grande  quantidade .
Depois de passarmos CUNEO S. DAMAZIO ( desta vez sem qualquer complicação e sem andar às voltas ) chegamos a DELMONTE com o tempo do costume ( de trovoada ) e com os lindos e altos montes .



Muito calor núvens   árvores sol e vento , chuva ( mas desta vez sem o" ribombar " ) . Depois  de almoço caffè mas desta vez  não estava a Sra.  dos anos anteriores  , estava um Sr. novo  e o estabelecimento sofreu algumas alterações para melhor  ( janelas grandes  marquise tipo esplanada com almofadas nas cadeiras .

Dia 29 de Julho  2014
3ª Feira

Depois do pequeno almoço , saímos com 17ºC às 8.20 horas e pela SS21 passamos as diversas povoações a caminho de Vinadio   no vale do STURA , em AISONE  fizeram um " arranjo " com Veados para alem das muitas flores  e agora com mais habitações . Em 10 minutos estávamos em VINAI ( no dialeto Local ) e foi preciso vestir casaco , o vento frio não deixou alternativa . 

Começaram a cair pingas grossas  e de tarde  ( por volta das 16.00 horas ) a trovoada começou a " cantar "  e as núvens  estavam " picadas "  pelos " picos " dos montes  e 16.40 h granizo , claro que não podíamos deixar de entrar na fortaleza e povoação para ir tomar caffè  e procuraWi-FI (turismo) .


De noite pararam muitos camiões e as autocaravanas ainda pagam os 5.00 Eu . Na tenda dos livros carregou-se a bateria do portátil e fizeram-se  as compras do costume ( este velho hábito , vício de comprar livros para ler  ).
VÍDEO 16:9

VÍDEO 5:4

Dia 30 de Julho  2014
4ª Feira
  • O SOL a aparecer no meio das montes e vento frio 15ºC. , vestir casaco para tomar o pequeno almoço e comprar pão para o dia .
  • Às 8.05 h começamos a percorrer a SS21  verificando que o STURA está com pouca água , que os montes estão a " esboroarem-se  "  que alguns estão mesmo " partidos " em SAMBUCO ( a terra das ovelhas com o mesmo nome e que têm uma " cara " muito comprida tipo cabra ). 
Depois de todos os 20 tornantes  "curvas" (lindo ! Lindo! ) a subir completamente diferentes da  descida estávamos no LAGO DELLA MADALLENA .


Depois o COLLE com o mesmo nome e seguir entra-se FRANÇA pelas 9.00h  que é uma "estrada bonita " com arribas em " cima "( mesmo por cima) dela a montanha com a neblina parece um " fumo a sair de uma fortaleza ". 
  • O HUBAYE a correr e saltar com  pressa . LA CONDAMINE como outras de força tem os semáforos da " carinha sorridente " . 
  • JANSIER com 14ºC e parque junto ao rio , mas do outro lado da estrada ; montes cada vez menos altos ; 
  • BARCELONETTE a " Joana " queria ir à feira e desatinou ; D900B muito no alto e o rio muito lá em baixo onde fica o maior lago artificial da Europa ( antes do Alqueva... )  muito no fundo dos montes .  Depois vem a zona  dos frutos e vinhas em que há uma rede a tapá-las como em  REMOULON.
VÍDEO 16:9

VÍDEO 5:4
  •    Em  GAP os montes estão com pouca neve e paramos no SUPER U para almoçar e " alimentar "  a menina  ( autocaravana  ). 
  • Atravessamos bem a cidade e D994 faz GAP > VEYNES ( 17ºC às 12.47H ) D993 ASPRES SUR BUECH > COL DE CABRE ( estrada mau estado , mais parecida com um caminho de cabras , mas com bonitas paisagens ); LA BEAUME de novo a subir com floresta , ventania e curvassss muito bonito ( parece que há mais em menos Km do que nos Alpes de Itália ) ; D93 com campos primaveris com papoilas .
  •  LA DRÔME a aparecer nas rochas que estão em cima da estrada ( uma sensação de quem atravessa  através das paredes ) .
Finalmente DIE e parque com carros e autocaravanas por ser dia de feira . 


O solo com água ( das chuvas ) lama e uma passeata pela cidade que nos parece diferente e nota-se que o declínio  existe e já " nada é o que era " mas o vinho não deixa de  ser  exposto para ser comprado ( Clairette  ) . 
  • Uma segunda visita mais tarde e ao fim da tarde vem a polícia receber os 5.00€ ( pela noite )
VÍDEO 16:9

VÍDEO 5:4

Dia 31 de Julho  2014
5ª Feira
  • DIE com Céu  Azul e fresco 18ºC e foi a partida às 8.20h pela D93 plana , na base dos montes ao longo rio DRÔME , começando a aparecer as vinhas nas encostas  ( Vinho Clairette ) e girassol junto ao rio . 
  • Na D164 um vento forte se fez sentir e CREST aparece numa encosta e pela D104 vêem-se   os pomares de diversos frutos  salientando-se os pêssegos vermelhinhos que são mais do que folhas .
  •  Temos agora o rio Rhône   passado por PRIVAS com a sua rua ( sempre a subir ) de plátanos sem  zonas para parar . 
  • Começa o Parque Natural  dos Montes ARDÉCHE com as suas " Belas Curvas " que de tantas se anda e se está sempre  a voltar atrás com 8% de inclinação é uma " ondulação " através da montanha . Avançamos por Zonas de basalto , xisto , pirite parando para almoçar em  Meyres ( parque só permitido por duas horas ) à sombra de um plátano e com o rio por vizinho ( Ardèche ) continuamos na N 102 pela floresta ( muito dizimada ) até ao HAUTE LOIRE continuando n N88 . As estradas são boas e novas .
  • Depois de LANGOGNE com 24ºC e vento " aparece " granito no planalto " tranquilento " como as vacas brancas e castanhas ( a descansar ) perto de CHATEAUNEUF - DE - RAN DON ( 28Km de  MENDE . Uma zona de " energias " com granito rosa , argila ,calcário , xisto " ( usado nos telhados " das casas da região  ). 
 Eis que chegamos a MENDE ( geminada com Vila Real ) , ao parque de autocaravanas junto ao rio LOT . Uma primeira visita de olhos e uma volta de "Comboio " turístico para a integração na cidade ao fim da tarde vento forte trovoada e granizo .

Dia 01 de Agosto  2014
6ª Feira
  • Com  tempo fresco e noite fresca já se instalou a preguiça e sabe bem ficar na cama mais tempo   ( 07.15 horas se liga o truma para aquecer a água para o banho ). Depois do pequeno almoço fomos dar uma passeata e fazer compras no intermarchè  dentro do qual  " se morre " de frio  . 
  • Após o almoço arrumação da louça  fomos até ao rio para senti-lo mais de perto e ver  como a água " corre " a " correr ". Apanhamos umas pedras ( como não podia  deixar de ser ...) neste rio   " cantante " de "canções" tranquilas que tornam este local muito positivo apesar do xisto nos telhados  , mas que são de uma integração arquitectónica  notável . 
  • A seguir ao lanche fomos ver se a " gasolineira " está a funcionar ao sábado e fomos  sentar-nos à sombra de uma tília na praça em frente da Catedral onde se conseguiu acesso à Net .
  •  Veio um casal com mais anos que nós sentar-se no nosso banco e às 16.00 horas os sinos começaram a tocar  a rebate , a " chamar " a " Chamar " as pessoas e aí a Sra. Loura com vestido às flores e casaquinho curto e branco explicou que há 100 anos ( 1914 ) neste dia ( 1 de Agosto ) e a esta hora houve uma "chamada " destas para fazer  a mobilização de todos para combater pela França na guerra que " pensavam " que seria curta e tudo se resolveria bem de pressa , mas nem bem ( inúmeras baixas , perseguições …) nem de pressa . Agora quer lembrar-se , relembrar-se quando e começou , continuou e deu no que deu  ( sofrimento e dor…) . Para que não se esqueçam esse  horrores há um  conjuntos de actividades  ( aqui em Mende ) este ano e nos 2015 /2016/2017/2018 também .… E quando os sinos tocam desta maneira uma pessoa ( Eu ) arrepia-se e sente um aperto no Coração . Todos os dias se aprende …Com tantas" guerras "... como não será de pensar? .
  •  A " actividade " no parque também é interessante : Os " Hiperativos - Impulsivo" com atrelado com duas motos 4 + 2 Bicicletas  + cão + 2 adultos + 3 crianças ( põe , tira, põe , tia ). Há os outros que tiram tapa Sol , mesa e cadeiras e " outros " que chegam + tarde ... 
  • Ao nosso lado um casal muito tranquilo com as suas cadeiras no " seu " risco e um Gato pelo grande e cinzento  que  com a sua " pachorrice " se estica a observar tudo e todos , uma " calma" …uma BELEZA um SER SUBLIME muito para além do qualquer " Inteligência " …
  • O dia só aqueceu de tarde e ao fim da tarde ( ~ 19.00 H ) veio a trovoada e chuva , mas que trovoada e que chuvada ! …visto no conforto da autocaravana até que é agradável ver a natureza descarregar a energia acumulada , " limpando-se " e nós também .   
VÍDEO16:9

VÍDEO 5:4

Dia 02 de Agosto  2014
Sábado
  •  Após pequeno almoço ( em " casa " Acabou-se o luxo do cappuccino e brioche ) e as descargas há que fazer a " carga " do combustível , depois do qual se iniciou mais um             "Promenade" agora pela ruote entre LOT e TRUYÈRE e por  LES GORGES  Du Tarn  . Montes e vales , floresta e agricultura com "sebes " " desces " de inclinação 5% não ultrapassando os ~- 880m altitude .
  •  Passamos pelo parque natural " Des  Grands Causses " (?) ( falta o dicionário …) por povoações em que a velocidade permitida é assinalada por bandas laterais verdes  70km/h ; ocre 50km/h e vermelho 30Km/h.  
  • As estradas e autoestradas ( gratuitas ) foram N88 M75E11; N88 até Albi que tem obras na circundante ( sempre obras ). As bichas de 3Km no Tarn apresenta belas colinas coloridas e as coberturas das casas já se podem chamar " telhados " ( de Telha ) .
  •  Na A64 começam as vinhas  também girassol e milhos a comporem as" planuras  " . 
  • O almoço foi na Área de Repouso de  SANBATAN  e +- 30Km de TOULOUSE  passamos pelo rio ( Aout ?) "Agosto" e pela PORTE DU TARN ( restos mantidos ) na RD888 com 27ºC ~-.
  •  12.35h. TOULOUSE e a sua Ronda de ~- 30Km foi passada por uma quantidade de troços de várias estradas A64-E9 ; D817 ; D12 ; A64-E80; D817 ; D8 … Se não fosse a " Joana "(GPS) não daríamos conta do recado ( já lá vai o tempo em que a GPS era a GRAÇA e não a " Catarina " ou a " Joana " ) as cidades ; as estradas  e toda a organização do trânsito são cada vez mais " confusas " para " facilitar " a  " mobilidade ". A ajudar temos a condução " apressada " destes " apressados " que não sabem senão andar a "correr" .
Por volta das 14.00h chegamos ao Parque de autocaravanas  junto ao LA GARONNE 


( verde e apressado como tudo por aqui ) com margens de grandes árvores e no leito do rio junto à ponte  e a queda de água ainda se encontram as árvores que  foram arrastadas nas torrentes do inverno:  SAINT MARTORY é um pequena aldeia (?) vila (?) com antecedentes pré-históricos e por onde  passaram os Romanos e a "Idade Média ) com senhores e servos com  desenvolvimento de Palacetes ( Châteaux ).
  • Por volta das  18.00h veio  uma trovoada com eco motivado pelos montes e granizo. Quando a tempestade passou ficou  mais quente  e o parque encheu  e como não podia deixar de ser ... ( Um casal Ingleses com filhos, vieram jogar à bola e fumar junto da nossa "casa ")               ( quebrar  a harmonia do local ).
  • A escrita feita olhar o rio e a escutar música ligeira ( na rádio Nostalgie )... variada e muito boa  (  Francesa ,Italiana , Inglesa , Americana ).... " Belle soirée d'été ".  rádio Nostalgie  ( tranquilidade ) …Força da EDITH a completar … ficamos a olhar para o rio horas …a Beber  energia … o magnetismo da água e dos " verdes ".
  • A  viagem correu bem apesar de haver muita " gente " a circular logo de manhã cedo .
VÍDEO 16:9

VÍDEO 5:4

Dia 03 de Agosto  2014
Domingo
  •  Manha de neblina sobre o rio GARONNE  em ST- MARTORY e a " andança "  do dia começou pela D817 com plátanos a " ombrear " ( e "sombrear " )  as estradas e os picos dos pireneus  a  avizinhar-se  D921 em St. GRANDES fabrica mal cheirosa como a nossa Cacia ou ( Fig. Foz) ; na D8 há vestígios  Romanos ( ruinas ) muito plana com os picos a "picarem " o horizonte e as habitações  de piso térreo parecem  bem " agarradas " ao solo . 
  • (D33) ESPANHA com o GARONA ( agora é o nome dele já que nasce nos Pireneus deste lado ) à direita com rápidos " apressados " e esquilo também corre a atravessar a estrada .
  • Carretera  230 já em Espanha paramos para o abastecimento , sendo a Sra. da Gasolineira   uma simpática faladora . 
  • Com um " Garonito " o pequeno GARONA passamos ( não havia onde parar ) diversas pequenas e belas povoações com zonas de termas , Zonas de minas e sempre centrais  de produção de eletricidade  aproveitando o rio e as suas águas agitadas .
VÍDEO 16:9

VÍDEO 5:4

Chegamos a uma estância invernal lindíssima , integradíssima ( VIELHA ) com gente simpática e muito agradável . Junto ao rio GARONA dormimos , adormecendo com a sua música .

VÍDEO 16:9

VÍDEO 5:4

Dia 04 de Agosto  2014
2º Feira
  • Deixamos   VIELHA e a maravilhosa evolvente ( Os PIRENEUS são um encanto ) numa manhã 18ºC fresca e húmida com neblina a cobrir os montes deixando a Catalunha com boas estradas depois de um túnel de 5km mas não  claustrofóbico embora sempre a subir até 3400m de altitude , entrada em ARAGON com estradas péssimas e túneis pequenos e pouco bonitos  , mas com paisagens com tantos montes e " gargantas" de tirar a respiração de tantos picos e abismos ( Gigantes com pés de barro ) mesmo barro com formas e cores lindas . ( fonte de inspiração do Dalí ) . 
  • As águas dos embalses são de cor verde escuro que contrasta com "o barro " . Pena que não haja parques para parar nesta estrada que tanto de perigosa como de belo  único .
  •  Depois vem o planalto e na N123 apareceram as paisagens do nosso ( Trás os Montes ) com os      " retalhos"  e as amendoeiras, com o rio CINCA aparecem as vinhas e olivais 
  • Depois de atravessar a ponte de  PILAS  entramos na A22 sempre em planalto , pela Sierra de Guara  (2077m de altitude ) passamos HUESCA ( por fora ) e eis a aridez em " primeira pessoa "  até ZARAGOZA  com o calor a apertar ( como sempre por aqui ) e a fome também . 
Depois pela Autovia Del Nordeste observam-se as amendoeiras , as vinhas , os morros ( a lembrar os filmes americanos ) e saímos para a CL116 / A196  estrada amarela no mapa ) mas sem movimento bem planáltica , pois bem " plana " a 1050m de altitude ) . Depois de pomares pastos e girassol   Burgo de Osma faz-nos  parar ver  a povoação e descansar dos quase 500km   percorridos. ( Um burgo bem Castelhano ).


VÍDEO 16:9

VÍDEO 5:4

Dia 05 de Agosto  2014
3º Feira

Paramos em Aranda d´Duero , como há água nesta " Área" houve higiene por dentro e por fora da " Menina " Autocaravana . 


A tarde estava calma aproveitamos para dar uma volta pela cidade Iniciamos pela Plazza Mayor   ( que até não é grande ) ; Igrejas ; exposição de pintura de Salvador Dalí . judiaria e PLAZZA DE ROLLO "dos meus antepassados! ?... " ( onde se fazia justiça ) , ponte sobre o Rio Duero que apresentava água suja e barrenta … " muito calor "…. regressamos para jantar , descansar , preparar as coisas para o dia seguinte andar mais uns Km até Tordesillas .
                                                                         
                                                                     VÍDEO 16:9

      VÍDEO 5:4

Dia 06 de Agosto 2014
4ª Feira

  • Seguindo a N122 remendada à saída de Aranda fomos encontrando as muitas vinhas do DUERO  ( em terreno quase plano ) nada parecidas com as do nosso DOURO . Milhos e Girassóis quase até PEÑAFIEL com o seu bonito Castelo e pinhais de " árvores " redondinhas" ( muito femininas ). 
  •  A Autovia A11 está com um piso de " tremeliques " .
Em VALLADLIDE passamos para A62 E80 Autovia de Castilla chegamos à " Praia " do Rio Duero de TORDESILLAS onde paramos para almoçar e tomar café , no Bar da Playa , e carregar a bateria do computador ( café bem tirado 2.40 Eu) com mesas onde é possível por a escrita em dia , à sombra dos choupos e ouvir a queda de água junto à ponte , com arcos ogivais e tendo a cidade em frente e o rio com margens coloridas de flores , cor de rosa , em espiga .



Fomos ao centro mas tudo ( quase tudo ) fechado , monumentos limpos e algumas casa ( as grades ) a cair , como a do Rei Henrique III . Muito calor ( 30 e muitos quase 40º C ) como de costume . 
  • No parque muda que muda de sombra até que chega a noite mas não acaba o calor . Vieram mais autocaravanas ,  2 Italianas + 1 Espanhola + 1 Inglesa + ( ? Franceses ) . 
  • O calor mesmo com o vento do rio manteve-se até tarde e de madrugada arrefeceu .
VÍDEO 16:9

VÍDEO 5:4

Dia 07 de Agosto 2014
5ª Feira
  •   A manhã começou com SOL e algumas núvens  esfarrapadas saímos às 9.15 h ( que preguiça ... ) e como não obedecem à " Joana " entramos na N620 que não está nada mal , melhor que ( A62 E80 ) Autovia de Castilla onde há Km e Km de péssimo piso ( lá vai o tempo  em que as estradas de ESPANHA eram as melhores da Europa ...) .
  •  Pelo caminho podem ver-se os " retalhos " a perder de vista , sem horizontes limitados . Em SIETEIGLÉSIAS há um parque para camiões  e onde se pode ficar .   Vários " Pueblos "  aos " longes " , mas ALAEGOS apresenta duas belas torres de Igrejas que   " Dominam " a " Planura " uma  imagem bem simpática da presença de humanos numa paisagem em que parece não haver " Alma Viva " .
  •   Agora  chega SALAMANCA com os seus " dormitórios " a Km de antecedência e muitas novas urbanizações dos dois lados da Autovia , que só estava boa na proximidade da cidade , bem  afastados destas .
  •  Depois voltam os " remendos " e começam a aparecer os contornos  da Sierra Peña de Francia ao longe , uns " amarelos "  em primeiro plano e umas árvores " espalhadas " . 
  • As (os) Búfalas  permanecem deitadas parados como tudo o que os envolve sem pessoas e " sem tempo" só espaço muito espaço . 
  • Resolvemos entrar em SANCTI SPÍRITUS  mas o local para parar ( não nos atraiu ) na zona industrial fica longe da povoação .
  •  Voltamos à A62 E80 , com pior piso do que N620 , e a paisagem  mantém-se agora com Touros Pretos  " semeados " nos campos onde só há  palha  toda a relva já secou e nem parece que tanta água tenha " caído " do Céu .
  • FUENTES DE OÑORO abastecimento de gasóleo antes de VILAR FORMOSO ( de " Formoso " só o nome e a lindíssima Estação do Comboios com azulejos representativos de todo o PORTUGAL . Uma obra de " Boas Vindas " ou de " Despedida " ... Regresso a Portugal pelas 11.00 h (P) 12.00 h ( Europa) e voltas e voltinhas para arranjar onde parar pois junto à fronteira obras e estacionamento " Fechado" Arranjamos um aparcamento debaixo de uns choupos perto da estação .

 
Após almoço café na esplanada junto ao Hotel Lusitano e depois do lanche uma passeata até ao outro país onde a organização e tratamento das ruas é completamente diferente . Neste nosso Portugal é um " abandono " ... Antiga alfandega abandonada e degradada está transformada em pombal não se podendo andar nos dejectos da passarada e casa ao lado ( antiga pensão ? ) toda esventrada .  ( É UMA PENA ) !..?...

VÍDEO 16:9

VÍDEO 5:4


Dia 08 de Agosto  2014
6ª Feira

  • Depois de pequeno almoço iniciamos a viagem pela A25 com tempo muito cinzento por cima , tipo " capacete " e com o horizonte azul  claro . A temperatura ronda os 19ºC já mais" fresco " . 
  • O telemóvel só "entrou " em Portugal / Vodafone depois da cidade da Guarda .
Quando chegamos  a CELORICO o  SOL estava escondido  e a primeira sensação é de frio . Fomos dar uma volta a pé pela Zona "velha" e voltamos para o almoço após e qual veio de novo o hábito (vício ) do café . 



Mais tarde  fomos comprar pão e no regresso os relatórios foram acabados já não no" lugar do Nelson"   mas do outro lado da rua com o cruzeiro na traseira e monumento ao " QUEIJO " Homem Pastor, Mulher  fabrico artesanal ( manual com mãos frias para ficar bom ).  

VÍDEO 16:9

                                                                           VÍDEO 5:4

Dia 09 de Agosto  2014
Sábado

  • Saída 7.40 h  com sol mas nuvens baixas e escuras  pela estrada N17  aos saltinhos embora a nossa faixa esteja melhor que a outra ! !...
Chegamos a Midões  às 9.35 horas com o tempo Cinzento


Dia 10 de Agosto  2014
Domingo


Midões ...recargar energia ...


Dia 11 de Agosto  2014
2ª Feira


Chegada a casa



CURIOSIDADE :

Três Cidades " três vivência "  Distinta

                                  VÍDEO 16:9                                    
                                             

 VÍDEO 5:4


FIM ...


------------------------------------------------------------------------------------------------------
                                        -------------------------------------------------------

VÍDEOS 
MAIS PASSEATAS EM 2014
  
                                                      VÍDEO


VÍDEO

VÍDEO

VÍDEO

                                                                                  VÍDEO

VÍDEO

VÍDEO

VÍDEO

VÍDEO

VÍDEO

VÍDEO